Museu do Côa visitado por 132 mil visitantes

Diário de Notícias DESDE A ABERTURA EM 2010
por Texto da Lusa, publicado por Lina Santos [Ontem]

O presidente da Fundação Côa Parque, Fernando Real, anunciou hoje que o Museu do Côa (MC) já ultrapassou os 132 mil visitantes desde a sua abertura ao público no início de agosto de 2010.

O número de visitantes divulgados à agência Lusa refere-se a elementos apurados até ao final de dezembro de 2012.

“Os números são expressivos e significativos para uma região do interior que quer viver do turismo cultural”, considerou o responsável pela fundação que gere Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC).

Fernando Real disse ainda que, apesar das circunstâncias em que o país vive, a unidade museológica do Vale do Côa “merece ser apoiada” porque os resultados “começam a aparecer”.

“Para além de captar visitantes à região do Vale do Côa, o Museu tem recebido uma boa quantidade de elogios por parte de quem visita o equipamento e o seu espólio. Isto é prova de que quando se aposta na qualidade há uma adesão do público “, destacou o responsável.

O MC abriu as portas no início de agosto de 2010, 15 anos depois da polémica que suspendeu a construção da barragem devido aos protestos de ambientalistas e de especialistas em arte rupestre, e custou cerca de 17 milhões de euros.

Por outro lado, Fernando Real ressalvou que os orçamentos com que a fundação está a trabalhar são “extremamente contidos” e adiantou que nos próximos dias será encerrado o relatório de contas referente a 2012.

“Neste relatório é possível verificar aquilo que o Governo tanto pede, ou seja, fazer muito com pouco, já que o orçamento disponibilizado para 2012 era ligeiramente inferior ao de 2011”, asseverou Fernando Real.

A estrutura museológica e de investigação foram mantidas em funcionamento e a equipa técnica foi reforçada com mais sete pessoas.

“Durante um ano, pagamos mais sete salários por cada mês de 2012 e conseguimos colocar em movimento um parque automóvel que estava em mais de metade inoperacional e não temos dívidas com os fornecedores”, acrescentou.

No entanto, o responsável pela fundação não deixou de se mostrar apreensivo com os cortes de 30 % anunciados pelo Governo inerentes ao orçamento daquela estrutura.

“O orçamento disponível e aprovado para a gestão da Côa Parque em 2012 foi de 1,4 milhões de euros, sendo que o montante gasto rondou os 1,1 milhões de euros”, contabilizou.

Porém, o orçamento de aprovado em Conselho de Fundadores para 2013 ronda os 1,3 milhões de euros, sujeito a um corte de 30 %.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s