Miguel Baptista Pereira

Anselmo Borges presta hoje homenagem ao filósofo Miguel Baptista Pereira, recentemente falecido. Num artigo de opinião intitulado “A Filosofia e os filósofos”, hoje publicado no Diário de Notícias, afirma:

Mesmo entre nós a Filosofia não caminha na penúria do deserto. Presto homenagem a um dos grandes pensadores portugueses do século XX, Miguel Baptista Pereira, da Universidade de Coimbra, que ao longo do seu magistério marcou gerações de estudantes e docentes e que nos deixou no dia 5 deste mês de Março.

O seu filosofar situava-se no horizonte de uma hermenêutica ontológico-existencial, vivendo a sua meditação da complementaridade fecundante entre os problemas filosóficos de sempre e a atenção às condições do mundo de hoje.

Sem descurar o trabalho do conceito, colocou a filosofia no chão da experiência, meditando as grandes questões do tempo actual: a natureza, a evolução e a ecologia, o corpo, a linguagem, o símbolo, a gnose, os milenarismos e a utopia, a tecnociência, a secularização, os fundamentalismos, o niilismo e a esperança, os direitos humanos, a Europa, a História no seu reverso que são as vítimas, o homem ecuménico.

Nos tempos da ditadura, colocou-se do lado do combate pela liberdade. Viveu uma vida simples e pobre, porque paupertas et libertas (pobreza e liberdade) são irmãs gémeas, e a sua luta foi a da liberdade digna e da dignidade livre do Homem como pessoa, aberto à Transcendência.

Não fora o desprezo convicto que dedicava ao palco mediático da fama e seria amplamente reconhecido como “um dos maiores vultos da Filosofia em Portugal no século XX” (João Maria André). Miguel Baptista Pereira é na realidade figura cimeira do pensamento e da cultura em Portugal no século XX, e isso ver-se-á concretamente quando se publicar a sua obra completa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s